sexta-feira, 2 de março de 2012

Concurso "Faça lá um poema"

Poemas selecionados pela escola para o Concurso "Faça lá um poema"

Categoria 3º ciclo


Invocatória


Escutai-me com atenção,
Vinde a mim sem demoras!

Ajudai-me poetisas  minhas:
Sucesso corre-vos no ser,
Fazei com que num sonho
Profundo; numa onda de saber;
Minerva sorria para mim
E me dote com seu poder.

Possuir os maiores segredos,
Do dilema de viver,
A ciência de um sorriso;
As maravilhas do saber;

Tudo isso ambiciono,
Tudo isso sonho alcançar
Mas só vós poetisa minhas,
Me podeis ajudar

Com uma brisa carregada
Com o melhor que me
Podem oferecer;
Me envolvam na sapiência
Que este mundo visa ter.

Camila Inês Albergaria, 9ºD


Categoria Ensino Secundário


Mulçulmana


De lágrimas nos olhos,
Ao vê-la partir,
Tão grande é a dor,
Que estou a sentir.

Foi-lhe imposta uma fé,
Um modo de vida,
Desde o primeiro suspiro,
À triste partida.

Com feridas jamais saradas,
Ali no chão jaz morta,
Sangue fora derramado,
Para ninguém, nada importa

Apedrejada, suja, maltratada,
Triste mulher do submundo,
Toda a maldade do homem,
Reunida num segundo.

A cada golpe desferido,
Entre sorrisos da multidão,
Reza ao Deus de um pobre povo,
Que recusou estender-lhe a mão.

Via o mundo desfocado,
Pela burca acetinada,
Que sociedade mais podre!
Uma mulher maltratada!

Não era gente, nem animal.
Não era coisa, nem rochedo,
À margem da sociedade cruel,
Assombrada pelo medo.

Daniela Cristina Neves Torrinha, 11ºD


Parabéns a todos os participantes e aos professores que os apoiaram!

Estejam atentos à semana da leitura que decorrerá de 19 a 23 de Março!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários feitos no mesmo.